Bem X Mal


"Nós vemos os opostos (bem e mal) è Deus vê harmonia." Heráclito
"A bondade não é uma questão de ação; depende do desejo interior do homem. O homem bom não é o que pratica o bem, mas o que deseja praticá-lo sempre." Demócrito
"O homem é a medida de todas as coisas e cada um tem o direito de determinar, por si, o que é o bem e o que é o mal. O CAOS!" Protágoras
"O mais elevado bem que se pode medir tudo é o conhecimento." Sócrates
"O mundo dos sentidos, doutrinava ele, é irreal, transitório e mutável. Eis o mal. O verdadeiro mundo das idéias puras e imutáveis é o do bem." Platão
O bem é a atitude racional para com as sensações e os desejos." Aristóteles
O mais alto bem do homem está em agir em harmonia com o mundo." Estóicos
"O mal é ausência do bem, da mesma maneira que as trevas são a ausência da luz." Santo Agostinho
"Justiça e injustiça de um ato não estão no ato em si, porém na intenção de quem o pratica." Abelardo
"O mais elevado bem é a concretização de si mesmo conforme Deus ordenou." Santo Tomás de Aquino
"Aquilo que agrada ao homem é bom, e o que lhe causa dor ou desconforto é o mal." Thomas Hobbes
"O esforço de se preservar é um bem; o que entrava esse esforço é um mal." Espinosa
"Se o agente pratica o ato com boas intenções, respeitando as leis morais, o ato é bom." Kant

O bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus, e o mal é tudo o que dela se afasta. Assim, fazer o bem é se conformar à lei de Deus. Fazer o mal é infringir essa lei. Os Espíritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa ao homem a escolha do caminho: tanto pior para ele se seguir o mal; sua peregrinação será mais longa. Se não existissem montanhas, não poderia o homem compreender que se pode subir e descer; e se não existissem rochas, não compreenderia que há corpos duros. E necessário que o Espírito adquira a experiência, e para isto é necessário que ele conheça o bem e o mal; eis porque existe a união do Espírito e do corpo. [http://livrodosespiritos.wordpress.com; por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires]
O homem é um ser social, não vive sozinho. Assim torna-se necessário a criação de normas para mediar as relações entre os membros desta sociedade. “Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao Bem e ao Mal, ao permitido e o proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explicita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais” [CHAUÍ, Marilena “Convite à Filosofia”].
Aqui já podemos separar ética e moral. Moral são os valores que a sociedade define para si mesma, o que julga ser a violência e o crime, o mal e o vício e, como contrapartida, o que considera ser o bem e a virtude. (...)
(...)Quando pronunciamos palavras como “ferro” ou “prata”, todos sabemos o que quer dizer, mas quando dizemos ”justo” ou “bom” discordamos uns dos outros. Assim quando perguntamos: Que atitude devo tomar? Que devo fazer? Como agir perante o outro? As respostas deverão surgir em acordo com a ética que se está avaliando. Numa ética relativa nada há de mal ou bom, apenas o pensamento o torna tal. Numa ética utilitária, o bom é o útil; numa ética democrática o bom é o que a maioria julga assim; numa ética jurídica o bom é o que as leis dizem ser bom.(...)[http://giulianofilosofo.blogspot.com; Giuliano Cézar, licenciado e bacharel em Filosofia e mestre em Ciências da Religião pela UFJF/MG.]
Deus traçou para os homens os caminhos do bem e alertou-os quanto as rotas do mal. Poderá o lado do mal exceder as vezes o do bem, sob a influência dos impulsos do desejo que caracteriza a natureza humana, e então a criatura humana ultrapassa os limites que não deveria, do que resulta injustiçar os seus semelhantes. E quando, muitas vezes, tirano e injustiçado partem desta vida terrena sem que haja uma sentença ressarcidora!...E quando sabemos que a Justiça Divina pressupõe que os direitos sejam assegurados... Imperioso se torna que outra vida exista, diferente desta, onde se restabeleçam os direitos das criaturas; é a outra vida a vida do Além, quando Deus ressuscitará  os mortos e se reerguerão dos seus sepulcros. A moral da Ressurreição é o julgamento. É diferenciar entre o benfeitor e o malfeitor, entre o bem e o mal... Porque não se igualam diante de Deus:
“Poderá, acaso, equiparar-se ao fiel o ímpio? Jamais se equipararão!.” (32:18) [http://www.islam.com.br]
credito que bem e mal são, acima de tudo, conceitos complexos, interpenetráveis e complementares. Difícil, né? Sim, mas não tenho como dizer de outro modo.Durante nossa conversa de padaria, Dalmo trouxe à baila uma reflexão de Madame Blavatsky avisando que a fronteira entre bem e mal é o fio de uma navalha.
Exemplificamos esta afirmação com o sucesso de vendas dos livros do Dalai Lama, toda uma literatura de auto-ajuda anterior a este livro, preparou o terreno para a ampla aceitação destes livros. Para manter minha coerência, estou me segurando para não chamar de brilhante e excelente a "Arte da Felicidade". Mas, pensando bem, qual o mal que há em dar opiniões?
Bem e mal, mais uma vez presentes. Será que nunca conseguiremos nos livrar deles? Acho que não, nossa estrutura humana é dual por natureza e essência. Assim estamos condenados a conviver com esse fio da navalha (bem/mal).
Para facilitar um pouco nossa existência, não julgue. Tenha como tarefa aprender a discernir entre os dois. Mas reconheça, como tudo nesse planeta terra, que ambos são relativos, passageiros, circunstancias e que a última de todas as verdades é feita só de bem. Um bem que nossa mera condição humana não permite sequer o mínimo vislumbre. [http://www.mundodosfilosofos.com.br; Prof. Dr. Guilherme Assis de Almeida, Advogado, Dr. em Filosofia do Direito pela USP e Professor de Filosofia do Direito e I.E.D. da Universidade São Marcos.]
Carma ("ação") no budismo é a força de samsara sobre alguém. Boas ações, e/ou ações ruins geram "sementes" na mente, que virão a aflorar nesta vida ou em um renascimento subsequente. Com o objetivo de cultivar as ações positivas, o sila é um conceito importante do budismo, geralmente, traduzido como "virtude", "boa conduta", "moral" e "preceito".
No budismo, o carma se refere especificamente a essas ações (do corpo, fala e mente) que brotam da intenção mental e que geram consequências (frutos) e/ou resultados. Cada vez que uma pessoa age, há alguma qualidade de intenção em sua mente e essa intenção muitas vezes não é demonstrada pelo seu exterior, mas está em seu interior e este determinará os efeitos dela decorrentes. [http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo]



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